Notícia

Realizar-se-á, amanhã, quinta-feira, 07 de novembro, em Lanzarote, Ilhas Canárias, a III Cimeira da Macaronésia. Este encontro congregará os arquipélagos de Cabo Verde, Madeira, Açores e Canárias com o propósito de fortalecer a cooperação e desenvolver uma agenda comum em setores estratégicos de interesse para a Região.

A delegação Cabo-verdiana será chefiada por Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, em representação de Sua Excelência o Senhor Primeiro-Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva.

O evento contará ainda com a participação do Presidente do Governo Regional das Canárias, Fernando Clavijo, (anfitrião), do Presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque; do Vice-Presidente dos Açores, Artur Manuel Leal, bem assim do Secretário Geral para a União Europeia no Ministério dos Assuntos Exteriores de Espanha, Sr. David Navarro García, em representação do Governo de Espanha.

A Cimeira da Macaronésia é uma plataforma essencial para a cooperação inter-regional, permitindo a partilha de estratégias que promovam o desenvolvimento sustentável e a resiliência económica nos quatro arquipélagos. Entre as áreas prioritárias de colaboração destacam-se o turismo sustentável, inovação tecnológica, transição energética, transportes e a promoção de uma economia circular.

No final da Cimeira será adotada uma declaração final dos Governos da Macaronésia.

De realçar que, no âmbito desta cimeira, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana manterá ainda vários encontros bilaterais com os líderes dos arquipélagos da Macaronésia para diálogos de estreitamento de relações.

A última cimeira foi realizada nos Açores, em 2018, sendo a primeira organizada em 2010, em São Vicente, Cabo Verde. O evento desta semana marca, assim, mais um passo importante na concretização da visão comum de progresso e sustentabilidade para a região da Macaronésia, por um lado, e o aprofundamento da integração intrarregional de Cabo Verde, por outro lado.

Cabo Verde participa na III Cimeira da Macaronésia, em Lanzarote, Ilhas Canárias

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 novembre 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, um prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.