Notícia

Hoje, 7 de novembro, Cabo Verde participou na III Cimeira da Macaronésia, realizada em Lanzarote, Ilhas Canárias, com uma delegação liderada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Filomeno Monteiro.

A Cimeira reuniu os quatro arquipélagos da Macaronésia — Cabo Verde, Canárias, Madeira e Açores — e teve como objetivo fortalecer a cooperação e promover o desenvolvimento sustentável e a resiliência económica da região.

Durante o seu discurso, o Ministro Monteiro sublinhou a visão de Cabo Verde para uma Macaronésia próspera e integrada. Ele destacou a importância de intensificar a cooperação económica, transformando a condição de ultraperiferia em oportunidades de crescimento para os arquipélagos, a União Europeia e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.

Cabo Verde reafirmou seu compromisso com parcerias em áreas estratégicas, como a Economia Azul, Conectividade, Mudanças climáticas, Segurança e Migração. Nesse contexto, o país defendeu a criação de um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial para a Macaronésia, visando o reconhecimento desta região como zona de prosperidade económica, estabilidade e segurança, um dos destaques da Declaração adotada no final da Cimeira.

O setor privado também foi destacado, com o Ministro Filomeno Monteiro incentivando empresas e câmaras de comércio a explorar complementaridades e criar uma rede para desenvolver parcerias e negócios. O papel da sociedade civil na facilitação de um ambiente institucional favorável para essas iniciativas foi igualmente salientado.

A Cimeira reteve ainda, na sua Declaração Final, a necessidade de se encetarem as démarches visando a institucionalização da Macaronésia e a elaboração de um Roteiro para definição das próximas etapas.

 

III Cimeira da Macaronésia: Cabo Verde defende criação de um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial para a Macaronésia
Foto: Governo de Canárias

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 novembre 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, uma prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.