Notícia

Cabo Verde assinala hoje, 19 de novembro, 17 anos de Parceria Especial com a União Europeia, data da aprovação da Comunicação da Comissão Europeia sobre o futuro das relações entre a União Europeia e a República de Cabo Verde, pelo Conselho dos Assuntos Gerais e Relações Exteriores da UE.

Nesta ocasião, Cabo Verde enaltece o salto qualitativo ocorrido com a Parceria Especial, nesses últimos anos com destaque para:

  • A seleção de Cabo Verde, em finais de 2023, para o primeiro grupo dos 40 ‘Projetos emblemáticos UE-África’ da Estratégia europeia Global Gateway.
  • A renovação do Protocolo de Aplicação do Acordo de Parceria Cabo Verde – União Europeia no domínio da Pesca para o período 2024-2029.
  • O aumento das operações conjuntas de vigilância marítima no quadro da iniciativa europeia das Presenças Marítimas Coordenadas e a participação de Cabo Verde no Fórum Schuman sobre Segurança e Defesa.
  • A assinatura, a 4 de setembro de 2024, dos Acordos de Financiamento dos Projetos Global Gateway num montante total de 300 milhões de EUR, para apoiar os setores do Digital, dos Portos e das Energias renováveis em Cabo Verde.

No decurso deste ano, assinalam-se igualmente ganhos notáveis em outras áreas como a economia azul, a transformação digital, a ciência e a inovação, a transição energética, a erradicação da pobreza extrema, a mobilidade e o setor económico-comercial.

Cabo Verde orgulha-se da Parceria Especial com a União Europeia, um quadro inovador de diálogo político e de desenvolvimento sustentável, alicerçado em valores comuns como a democracia, a defesa dos direitos humanos, o Estado de direito, a boa governação e uma ordem internacional assente em regras.

Um bem-haja à Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia.

Cabo Verde assinala os 17 Anos de Parceria Especial com a União Europeia

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 novembre 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, um prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.