A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Cabo Verde, Miryan Vieira, proferiu ontem, dia 7 de novembro, um discurso durante uma receção organizada pela Embaixada de Angola em Cabo Verde, em celebração do 49.º aniversário da Independência de Angola, que se assinala no próximo dia 11 de novembro.
Em sua intervenção, a Secretária de Estado destacou que Angola não é apenas um parceiro estratégico, mas sobretudo "um país irmão", com o qual Cabo Verde mantém "excelentes concertações político-diplomáticas", tanto no plano bilateral quanto multilateral, no âmbito de diversas organizações internacionais, especialmente na CPLP.
Apesar do alto nível de entendimento já existente, Miryan Vieira enfatizou o compromisso de Cabo Verde em aprofundar ainda mais estas relações. “Tal como acordado na última comissão Mista, realizada em março de 2022, queremos mais, queremos diversificar a nossa parceria, dando maior enfâse á cooperação económica e empresarial, elevando, assim, as nossas relações a um novo patamar de excelência", afirmou.
A Secretária de Estado ressaltou as oportunidades de colaboração em setores prioritários como telecomunicações, administração pública e governança, agricultura, transportes aéreos, turismo e setor financeiro. Segundo Vieira, Cabo Verde e Angola possuem potencial significativo para fomentar uma cooperação estratégica que possa beneficiar os mercados da CPLP e outras Comunidades Económicas Regionais.
Miryan Vieira manifestou ainda a expectativa de um rápido restabelecimento das ligações diretas entre os dois países e encorajou os trabalhos preparativos para a IX Comissão Mista Angola-Cabo Verde e o Fórum de Negócios Cabo Verde-Angola, previstos para o próximo ano. Além disso, destacou o lançamento iminente da Câmara de Comércio Angola-Cabo Verde, que poderá consolidar laços comerciais e atrair investimentos, impulsionando a cooperação empresarial.
No seu discurso, a Embaixadora de Angola em Cabo Verde, Júlia Machado, reiterou o compromisso de Angola em aprofundar ainda mais as já excelentes relações bilaterais, expressando a vontade de expandir esta parceria para novos domínios estratégicos.
Outras Notícias