Notícia

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Cabo Verde, Miryan Vieira, proferiu ontem, dia 7 de novembro, um discurso durante uma receção organizada pela Embaixada de Angola em Cabo Verde, em celebração do 49.º aniversário da Independência de Angola, que se assinala no próximo dia 11 de novembro.

Em sua intervenção, a Secretária de Estado destacou que Angola não é apenas um parceiro estratégico, mas sobretudo "um país irmão", com o qual Cabo Verde mantém "excelentes concertações político-diplomáticas", tanto no plano bilateral quanto multilateral, no âmbito de diversas organizações internacionais, especialmente na CPLP.

Apesar do alto nível de entendimento já existente, Miryan Vieira enfatizou o compromisso de Cabo Verde em aprofundar ainda mais estas relações. “Tal como acordado na última comissão Mista, realizada em março de 2022, queremos mais, queremos diversificar a nossa parceria, dando maior enfâse á cooperação económica e empresarial, elevando, assim, as nossas relações a um novo patamar de excelência", afirmou.

A Secretária de Estado ressaltou as oportunidades de colaboração em setores prioritários como telecomunicações, administração pública e governança, agricultura, transportes aéreos, turismo e setor financeiro. Segundo Vieira, Cabo Verde e Angola possuem potencial significativo para fomentar uma cooperação estratégica que possa beneficiar os mercados da CPLP e outras Comunidades Económicas Regionais.

Miryan Vieira manifestou ainda a expectativa de um rápido restabelecimento das ligações diretas entre os dois países e encorajou os trabalhos preparativos para a IX Comissão Mista Angola-Cabo Verde e o Fórum de Negócios Cabo Verde-Angola, previstos para o próximo ano. Além disso, destacou o lançamento iminente da Câmara de Comércio Angola-Cabo Verde, que poderá consolidar laços comerciais e atrair investimentos, impulsionando a cooperação empresarial.

No seu discurso, a Embaixadora de Angola em Cabo Verde, Júlia Machado, reiterou o compromisso de Angola em aprofundar ainda mais as já excelentes relações bilaterais, expressando a vontade de expandir esta parceria para novos domínios estratégicos.

Cabo Verde pretende elevar as relações bilaterais com Angola a um novo patamar de excelência

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 novembre 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, um prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.