Notícia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Dr. José Filomeno de Carvalho Dias Monteiro, reuniu-se hoje, 24 de outubro, com o seu homólogo português, Dr. Paulo Rangel, em Lisboa, nas instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. O Chefe da Diplomacia cabo-verdiana fazia-se acompanhar do Embaixador Eurico Monteiro e o Ministro português do Subdiretor Geral da Política Externa, Dr. Ricardo Vitória e da Adjunta Dra. Sara Hall.

Durante o encontro, os dois governantes reafirmaram a excelência das relações históricas e de cooperação entre Cabo Verde e Portugal, destacando o compromisso mútuo com o fortalecimento contínuo dos laços diplomáticos e a promoção de iniciativas conjuntas de interesse comum. Neste contexto, iniciaram os preparativos para a VII Cimeira Luso-Cabo-Verdiana, prevista para janeiro de 2025, em Lisboa, um evento que irá consolidar as relações bilaterais e impulsionar a cooperação em várias áreas estratégicas.

Cabo Verde e Portugal reafirmaram, assim, o seu compromisso com o diálogo permanente e a cooperação ativa em todas as esferas de interesse comum.

Os Ministros também abordaram a trágica morte do cidadão cabo-verdiano Odair Moniz, na madrugada de segunda-feira, em território português. O Ministro José Filomeno Monteiro lamentou o incidente e expressou a sua confiança na justiça portuguesa, convicto que as investigações serão conduzidas com a habitual seriedade e competência, apurando os factos com rigor e objetividade.

MNECIR reúne-se com seu homólogo de Portugal
@Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 novembre 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, um prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.