Cabo Verde e Portugal reuniram-se hoje, 12 de dezembro, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e integração Regional para a avaliação do Plano Estratégicos de Cooperação (PEC 2022-2026), e para preparar a próxima Cimeira Bilateral que terá lugar nos dias 27 e 28 de janeiro de 2025, em Lisboa.
Esse encontro, que foi copresidido pelos Secretários de Estados dos Negócios Estrangeiros e Cooperação dos dois países, Dra. Miryan Vieira e Doutor Nuno Sampaio, aconteceu no âmbito da visita oficial do governante português a Cabo Verde.
A avaliação do PEC é positiva de acordo com os dois governantes. Orçado em 95 milhões de Euros, o PEC engloba várias áreas como Educação, Saúde, Ambiente, Economia, Segurança e Defesa.
No que diz respeito à próxima Cimeira Bilateral, Miryan Vieira observou que será um momento para reforçar o diálogo político e diplomático entre os dois países, mas também uma oportunidade para alavancar as questões de cooperação que vão para além do PEC vigente.
“Estaremos a analisar outras questões que tem a ver com a cooperação que passam pelo domínio da defesa, como sabem nós temos importantes programas de cooperação para assegurar sobretudo a segurança marítima das águas de Cabo Verde, não só com Portugal, mas também com a própria União Europeia”.
No quadro da próxima Cimeira, serão assinados dezenas de acordos em diferentes áreas de cooperação, com destaque para o acordo no domínio do ambiente, como sabem cabo Verde e Portugal adotaram um acordo de reconversão da dívida em financiamento climático.
No âmbito da VII Cimeira Bilateral será realizado um fórum económico, com mais ênfases nos setores privados.
De realçar que o Doutor Nuno Sampaio precisou que há um grande potencial de crescimento das relações económicas entre Cabo Verde e Portugal.
Ainda no âmbito da sua visita oficial ao nosso País, o SENEC de Portugal vai inaugurar em conjunto com o senhor Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva as novas instalações da Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV) e do Centro de Personalização de Documentos.
Do programa constam ainda uma entrega simbólica de acervo infanto-juvenil à à biblioteca da Escola Básica de São Lourenço dos Órgãos, visita ao Museu do Campo de Concentração do Tarrafal e uma cerimónia de entrega das vacinas Covid-19.
Testemunhos das Diplomatas cabo-verdianas.