Cabo Verde e Luxemburgo reuniram-se, esta terça-feira, 22 de abril, para a realização da 24ª Reunião da Comissão de Parceria. A reunião foi copresidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Filomeno Monteiro e o pelo Vice-Primeiro Ministro, Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Externo e Ministro da Cooperação e Ação Humanitária do Grão-Ducado do Luxemburgo, Xavier Bettel, que visita Cabo Verde a convite do Chefe da Diplomacia cabo-verdiana.
Durante a reunião, o Ministro José Filomeno Monteiro realçou que a 24.ª Comissão de Parceria entre os dois países representa uma oportunidade crucial para reforçar a colaboração e o diálogo estratégico, partilhar e discutir as dinâmicas de reforço e aceleração atuais desta cooperação e identificar novos e inovadores modelos de parceria com o Luxemburgo.
Por seu lado, o Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, Xavier Bettel, considerou muito importante a reunião, e prova disso é a presença de 7 ministros de diferentes áreas, o que demostra a relação de confiança e amizade, entre os dois países.
O Ministro Xavier Bettel esteve acompanhado do Ministro do Ambiente, Clima e Biodiversidade, Senhor Serge Wilmes e do Ministro da Economia, Pequenas e Médias Empresas, Energia e Turismo, Senhor Lex Delles, enquanto o Ministro José Filomeno Monteiro foi acompanhado pelo Ministro da Promoção de Investimentos e do Fomento Empresarial, Senhor Eurico Monteiro, pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Senhor Gilberto Silva e pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Senhor Alexandre Monteiro.
Esta visita inscreve-se no quadro do aprofundamento das excelentes relações de amizade e cooperação existentes entre Cabo Verde e o Luxemburgo, e visa evidenciar a importância estratégica da parceria bilateral, fomentar um diálogo político ao mais alto nível com as autoridades cabo-verdianas e proceder a uma análise conjunta do 5.º Programa Indicativo de Cooperação (PIC) 2021–2025.
Em declaração à imprensa, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana manifestou, em nome do Governo de Cabo Verde o interesse na continuidade do Programa de Cooperação. A parte luxemburguesa por sua vez garantiu a continuidade das atividades em curso do PIC atual para consolidar os ganhos e garantir um impacto duradouro e renovou o desejo de iniciar as trocas sobre um novo Programa indicativo de cooperação (PIC), “o mais rápido possível”, visando a assinatura deste novo PIC na próxima Comissão de Parceria em 2026.
Atualmente o envelope orçamental do PIC ascende a 85 milhões de euros, e segundo o Ministro Bettel, este investimento demonstra a importância que o Luxemburgo atribui a esta “parceria privilegiada” e desejo de apoiar de forma sustentável Cabo Verde no seu desenvolvimento e resiliência face aos desafios climáticos.
O Ministro Xavier Bettel foi ainda hoje recebido pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, pelo Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, e pelo Presidente da República, José Maria Neves.
As delegações realizaram ainda visitas institucionais ao Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), ao Centro de Operações de Segurança Marítima (COSMAR), à Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, e à Escola Primária de Achada Grande Frente.
Testemunhos das Diplomatas cabo-verdianas.