Cabo Verde e a União Europeia realizaram, hoje, 31 de janeiro de 2025, em Bruxelas, a 13ª Reunião de Diálogo Político a nível Ministerial, copresidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Filomeno Monteiro, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Bélgica, Bernard Quintin, em nome da Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.
O encontro teve como objetivo avaliar a implementação da Parceria Especial entre as partes, desde a última reunião de 2023, e discutir questões de paz e segurança na África Ocidental, com ênfase no apoio a organizações multilaterais como a CEDEAO.
A reunião também destacou o progresso das relações bilaterais, especialmente em áreas como Economia Azul, Transição Energética e Digital, com base na iniciativa Global Gateway da União Europeia. Cabo Verde sublinhou a importância das relações econômicas com a União Europeia, particularmente nos setores de pescas, segurança marítima e mudanças climáticas, e propôs novas ambições para a Parceria, incluindo Defesa, Segurança, Comércio e Mobilidade.
Em relação à mobilidade, Cabo Verde enfatizou a necessidade de fortalecer a prevenção e combate à migração irregular e ao tráfico de seres humanos, além de explorar a possibilidade de isenção de vistos com a União Europeia.
Foi acordado que a próxima reunião ministerial ocorrerá em Cabo Verde em 2026.
Outras Notícias