Notícia

Decorreu hoje, 18 de março, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, a primeira Reunião de Consulta Bilateral entre Cabo Verde e Índia, iniciando assim novos capítulos nas suas relações de cooperação.

A Reunião foi copresidida, da parte cabo-verdiana, pela Senhora Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Miryan Vieira e, da parte indiana, pelo Embaixador Shri Sevala Naik Mude, Additional Secretary do Ministério das Relações Exteriores da India, responsável pelos assuntos da África Central e Ocidental no supracitado Ministério.

No encontro, as duas partes analisaram os principais assuntos da cooperação bilateral e multilateral entre Cabo Verde e a Índia, que abrangem a cooperação económicas e comercial, investimento, defesa e segurança, parceria para o desenvolvimento, cultura, e perspetivas de reforçar ainda mais os laços entre os dois países. 

“Durante o encontro, nós fizemos um balanço positivo, daquilo que tem sido a intervenção da Índia, sobretudo, no setor da educação e da saúde, aqui em Cabo Verde. Também perspetivamos futuras cooperação, no domínio do turismo, da economia azul, economia digital e como a Índia pode incentivar o seu investimento aqui em Cabo Verde”, disse a Secretária de Estado, durante uma conferência de Imprensa conjunta.

As relações de amizade e de cooperação entre a República de Cabo Verde e a República da India são históricas e estáveis, e datam de 1977. Desde o seu estabelecimento, ambas as Partes têm cooperado em vários domínios, com destaque para o setor da educação (formação) e da capacitação técnica, cultura, etc.

As relações de amizade e de cooperação entre a Índia-Cabo Verde ganharam novo dinamismos com a intensificação dos contatos político-diplomáticos entre os dois países. A designação de um Embaixador Residente pela India na Praia, tem contribuído para elevar ainda mais o nível e a frequência dessas trocas.

Por seu lado, o Secretário de Estado indiano mostrou-se bastante expectante com o reforço da cooperação entre Cabo Verde-Índia.

À margem dessa Reunião, as duas Partes assinaram um Protocolo atualizado entre o Ministério das Relações Exteriores da India e o Ministérios dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde relativo a Consultas Bilaterais, assinado em novembro de 2009.


 

Cabo Verde e Índia iniciam novos capítulos nas suas relações de cooperação

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 Novembro 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, um prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.