Notícia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, encontra-se em Adis Abeba, Etiópia, para participar na 44.ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana e na 37.ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana.
Hoje, durante a sua intervenção, na 44.ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana propôs que a União Africana tenha um novo olhar sobre o papel das instituições dos Estados-Membros na prevenção de crises e conflitos.

“Pensamos que talvez devamos passar a olhar de forma diferente para a questão crucial que é fragilidade institucional de alguns dos nossos Estados e ver em que medida mecanismos já existentes poderão ser aperfeiçoados para atender à evidente necessidade de ser dada uma atenção especial ao reforço das instituições nacionais, com destaque para aquelas encarregadas dos setores de soberania”, disse o governante.
De acordo com o Ministro, isto pode parecer um tanto “utópico”, vista a conjuntura. Mas, continuou, “parece-nos inevitável lançar, pelo menos, um novo olhar sobre esta questão fundamental”.

“Sem instituições fortes e resilientes, não pode haver democracia nem desenvolvimento sustentável”, ressaltou o Ministro Figueiredo Soares, reconhecendo e saudando os esforços que União Africana têm levado a cabo para resolver, ou ainda prevenir a eclosão de novas crises, na sub-região oeste-africana e o Sahel.
De sublinhar que a 44.ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana decorre entre hoje e amanhã e a 37.ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana decorrerá entre 17 e 18 de corrente mês.

MNECIR proposes that the African Union takes a fresh look at the role of Member States' Institutions in preventing crises and conflicts.

Outras Notícias