O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, integra a delegação cabo-verdiana, chefiada por SE o Primeiro-Ministro e Chefe do Governo, Dr. Ulisses Correia e Silva, que participará no Fórum de Cooperação China-África, (FOCAC), sob o tema “Dar as Mãos para Avançar na Modernização e Construir uma Comunidade China-África de Alto Nível com um Futuro Compartilhado”, de 04 a 06 de corrente mês.
O Governo de Cabo Verde atribui grande importância ao FOCAC como uma plataforma coletiva de diálogo, promoção da cooperação e construção de parcerias estratégicas.
A cimeira será uma oportunidade para Cabo Verde apresentar as suas oportunidades de negócios a investidores chineses.
As relações entre Cabo Verde e a República Popular da China têm uma longa história de cooperação e amizade que remonta a 1976, e este ano comemora-se o 48.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. A China destaca-se como um dos maiores parceiros de Cabo Verde, e a cooperação bilateral tem-se expandido e diversificado ao longo do tempo, abrangendo vários setores.
O Primeiro-Ministro de Cabo Verde discursará no próximo dia 5 de setembro.
À margem do FOCAC, o PM manterá um encontro bilateral com o meu homólogo chinês e realizará visitas a várias empresas e instituições, como a Huawei e a Goldwind (Multinacional de Energias Renováveis). Também terá um encontro com a comunidade cabo-verdiana em Pequim.
Outras Notícias