Notícia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, discursou, esta segunda-feira, 15 de julho de 2024, em representação do grupo africano, na abertura do segmento ministerial do Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável, que decorre na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Na sua intervenção, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana precisou que o tema deste ano, “Reforçar a Agenda 2030 e erradicar a pobreza em tempos de crises múltiplas: a aplicação efetiva de soluções sustentáveis, resilientes e inovadoras”, destaca os desafios urgentes que a África enfrenta, incluindo as tensões geopolíticas, as alterações climáticas e a instabilidade económica.

“Estes desafios não só agravam a pobreza, como também aumentam as desigualdades, exigindo respostas urgentes, integradas e inovadoras para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e concretizar a Agenda 2063 da União Africana”, disse o Ministro, sustentando que é “alarmante” constatar que uma grande maioria das metas dos ODS não está no bom caminho.

De acordo com Rui Figueiredo Soares, isso sublinha a necessidade de se intensificar os esforços e renovar o nosso compromisso de alcançar os objetivos de desenvolvimento.

O Grupo Africano reafirma que a erradicação da pobreza em todas as suas dimensões é o desafio mais formidável do mundo e o objetivo fundamental da Agenda 2030. A erradicação da pobreza, para o grupo africano, não é apenas um fim, mas uma base necessária para alcançar o desenvolvimento sustentável.

A forma de colmatar isso, conforme disse o governante, é preciso também um forte apoio internacional, alívio das dívidas, investimento direto estrangeiros e um melhor acesso aos mercados internacionais. Também, é preciso uma reforma “urgente” no sistema financeiro internacional.

O grupo africano apela também a ações concretas para apoiar os países em desenvolvimento, incluindo a implementação do pacote de estímulo aos ODS proposto pelo Secretário-Geral, destinado a combater o elevado custo da dívida e a reforçar o financiamento a longo prazo para o desenvolvimento.

O grupo africano reitera ainda o seu forte empenhamento na Agenda 2030 e na Agenda 2063. Enquanto se aguarda “com expetativa” a Cimeira do Futuro deste ano, a COP29, e a Conferência sobre o Financiamento do Desenvolvimento (FfD4) do próximo ano, “exortamos a comunidade mundial, em particular os nossos parceiros de desenvolvimento, a reforçar o seu apoio à agenda de transformação de África, a fim de garantir que nenhum país e ninguém seja deixado para trás na nossa busca coletiva de um futuro sustentável”.

MNECIR discursa, em nome do grupo africano, na abertura do segmento ministerial sobre Desenvolvimento Sustentável

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 November 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, uma prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.