O Observatório das Migrações foi hoje, 10 de maio de 2024, lançado na Praia, num ato presidido pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Miryan Vieira, enquadrado na conferência «Imigração em Cabo Verde: Cooperação e parcerias na promoção da integração de imigrantes», que teve lugar na Universidade de Santiago.
O Observatório das Migrações que fica situado no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional passa a ter também um sítio na Internet, que também foi lançado hoje, cuja apresentação foi feita pelo técnico Silvano Landim.
Ao intervir, a Secretária de Estado Miryan Vieira precisou que a criação do Observatório das Migrações, bem como o seu site justifica-se pela necessidade de reconciliação com a importância que as comunidades têm representado ao longo de toda a história económica, social, política e cultural de Cabo Verde, constituindo assim um mecanismo de fomento da investigação, estudo e monitorização à altura da atenção especializada que os fenómenos da emigração e da imigração suscitam em conjugação com os novos instrumentos de gestão de fenómenos migratórios, entre os quais, os acordos e parcerias que Cabo Verde vai firmando a nível bilateral e multilateral.
Para a governante, o fenómeno das migrações requer um acompanhamento aprimorado sobre as tendências e os seus efeitos no processo de desenvolvimento dos países, por isso tornou-se necessária a operacionalização do Observatório das Migrações, uma Plataforma que irá conceber ferramentas adequadas para a produção e análise de dados estatísticos, pesquisas científicas, estudos, análises essenciais para a formulação e conceção de políticas e medidas assertivas atinentes á migração e desenvolvimento.
Com a operacionalização do Observatório das Migrações, está-se a permitir a produção de mais sinergias entre diferentes instituições nacionais governamentais e não governamentais, envolvendo igualmente academias, a sociedade civil, o setor privado e think thanks.
“Cabo Verde tendo uma grande nação diaspórica, sendo também um país de trânsito e de imigração, tem de ter um olhar atento sobre as dinâmicas das migrações. Assim, no cumprimento das suas competências, o Observatório permitirá a melhoria da gestão da migração e ter uma abordagem e visão de 360 graus, assente nos princípios a que Cabo Verde se comprometeu implementar aquando da adoção do Pacto Mundial sobre a Migração Segura, Ordenada e Regular, em 2018”, enfatizou a Secretária de Estado, sublinhando a importância do site do Observatório das Migrações.
“Devo também assinalar que uma boa gestão ou boa governança da migração pressupõe a criação de mecanismos de gestão de informações e dados credíveis, estudos e pesquisas direcionados para o desenvolvimento”, notou.
Miryan Vieira diz ainda almejar um Observatório que possa efetuar um monitoramento adequado dos indicadores da governança da migração, que dê pistas para uma melhor gestão dos fluxos migratórios, uma melhor integração dos migrantes em Cabo Verde e uma melhor otimização do potencial que Cabo Verde dispõe com a sua vasta diáspora e sua contribuição para o desenvolvimento.
Ainda durante a cerimónia foi assinado um protocolo de colaboração tripartida, entre a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Migrações, Direção Geral das Comunidades e a Alta Autoridade para a Imigração.

Outras Notícias