Cabo Verde assinala hoje, 19 de novembro, 17 anos de Parceria Especial com a União Europeia, data da aprovação da Comunicação da Comissão Europeia sobre o futuro das relações entre a União Europeia e a República de Cabo Verde, pelo Conselho dos Assuntos Gerais e Relações Exteriores da UE.
Nesta ocasião, Cabo Verde enaltece o salto qualitativo ocorrido com a Parceria Especial, nesses últimos anos com destaque para:
- A seleção de Cabo Verde, em finais de 2023, para o primeiro grupo dos 40 ‘Projetos emblemáticos UE-África’ da Estratégia europeia Global Gateway.
- A renovação do Protocolo de Aplicação do Acordo de Parceria Cabo Verde – União Europeia no domínio da Pesca para o período 2024-2029.
- O aumento das operações conjuntas de vigilância marítima no quadro da iniciativa europeia das Presenças Marítimas Coordenadas e a participação de Cabo Verde no Fórum Schuman sobre Segurança e Defesa.
- A assinatura, a 4 de setembro de 2024, dos Acordos de Financiamento dos Projetos Global Gateway num montante total de 300 milhões de EUR, para apoiar os setores do Digital, dos Portos e das Energias renováveis em Cabo Verde.
No decurso deste ano, assinalam-se igualmente ganhos notáveis em outras áreas como a economia azul, a transformação digital, a ciência e a inovação, a transição energética, a erradicação da pobreza extrema, a mobilidade e o setor económico-comercial.
Cabo Verde orgulha-se da Parceria Especial com a União Europeia, um quadro inovador de diálogo político e de desenvolvimento sustentável, alicerçado em valores comuns como a democracia, a defesa dos direitos humanos, o Estado de direito, a boa governação e uma ordem internacional assente em regras.
Um bem-haja à Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia.
Outras Notícias