Notícia

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Miryan Vieira, recebeu hoje, dia 12 de novembro, em audiência a Sra. Ana Graça, em representação de um conjunto de organizações dedicadas à promoção da equidade de género e ao empoderamento das mulheres, no âmbito da preparação do primeiro Fórum Internacional "Mulher e os Desafios do Desenvolvimento".

Segundo a nota conceptual, o fórum tem como objetivo proporcionar um espaço inclusivo para a reflexão, colaboração e ação, congregando mulheres de diferentes setores e funções, incluindo a diáspora cabo-verdiana, assim como mulheres de diversas nacionalidades. Pretende-se, assim, explorar as interseções entre o papel da mulher e o progresso socioeconómico, político e cultural, promovendo a partilha de experiências e a construção conjunta de soluções para os desafios de desenvolvimento enfrentados pelas mulheres em contextos distintos.

De acordo com a senhora Ana Graça, o projeto foi previamente apresentado ao Primeiro-Ministro, Vice-Primeiro-Ministro, Secretária de Estado do Fomento Empresarial e Presidente da Assembleia Nacional, tendo recebido um acolhimento bastante positivo.

No seguimento deste apoio, Ana Graça procurou a colaboração da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação para a divulgação do evento junto das embaixadas e consulados de Cabo Verde, tendo recebido o mesmo apoio.

Sob o lema "MAIS Participação, MELHOR Futuro", o fórum terá lugar na cidade da Praia, no dia 30 de maio de 2025.

SENEC recebe representante da organização do Fórum Internacional

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 Novembro 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, uma prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.