Assunto: NIGER. Evacuação dos cabo-verdianos
Na semana passada, assistiu-se mais um golpe de Estado, na África Ocidental, concretamente no Níger, protagonizado por membros da Guarda Presidencial, situação que Cabo Verde condena veemente.
Entretanto, no momento dessa sublevação armada, encontravam-se, em Niamey, oito cidadãos cabo-verdianos, que participavam na 11.ª Reunião, dos pontos focais, dos 15 Estados membros da CEDEAO, que também assinalava o 13.º aniversário do Centro de Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO, ECREEE.
Assim o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional (MNECIR), imediatamente reuniu os parceiros para uma solução urgente.
O MNECIR contactou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, que por sua vez contactou o governo Francês, que deu instruções ao seu Embaixador em Niamey para colocar os Cabo-verdianos na lista dos evacuados, junto dos seus cidadãos e os de outros países da Europa.
Os oito Cabo-verdianos deixaram hoje o Níger e devem chegar a Paris esta noite, onde serão recebidos pela representação de Cabo Verde em França, que já preparou toda a logística.
A nossa Embaixada em França está neste momento a trabalhar, em coordenação com os serviços centrais, para que os oito cidadãos possam regressar a Cabo Verde amanhã, no voo da TACV.
Por fim, o MNECIR agradece a ação dos seus departamentos centrais e externos e dos representantes da França, de Portugal e da União Europeia em Abuja e Niamey.
Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo.
Data:02/08/2023