Notícia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, discursou, esta segunda-feira, 15 de julho de 2024, no Debate Geral "Da Cimeira dos ODS à Cimeira do Futuro", que decorre, na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Na sua intervenção, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana disse que Cabo Verde tem progressos notáveis o sentido de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente nos objetivos 1, 2, 3, 16 e 17.

O Governo, precisou, continua a trabalhar para eliminar a pobreza extrema até 2026, através da análise e divulgação de dados, da introdução de projetos de inovação como o Accelerator Lab para jovens mulheres e o Youth Connekt para promover uma liderança forte, jovem e inclusiva.

“A nossa administração pública continua a atualizar o quadro jurídico para promover um trabalho justo e seguro. Não são poupados esforços para promover a participação política das mulheres, bem como o seu empoderamento em todos os setores e esferas da vida do país”, notou, sublinhando que em Cabo Verde continuou-se a introduzir as energias renováveis nas comunidades remotas, foram criadas mais áreas protegidas e começou-se a implementar o plano nacional de adaptação.

Sobre as mudanças climáticas, o Ministro precisou ser necessário agir urgentemente para que os SIDS e outros grupos vulneráveis possam reconstruir-se de forma resiliente, sem ter de pôr em risco os ganhos que obtidos, já que os países que menos poluem são os que mais sofrem com as alterações climáticas.

Cabo Verde com progressos notáveis rumo ao desenvolvimento sustentável

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 novembre 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, uma prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.