Notícia

Decorre, entre hoje e amanhã (08 e 09 de outubro de 2024),  na Cidade da Praia uma Conferência Internacional intitulada “Segurança Marítima 2024: Inovações e Parcerias para o Futuro”, organizada pelo Atlantic Center, Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR) e a Organização Marítima Internacional (OMI), com o apoio do Governo de Cabo Verde, em colaboração com o Governo da Alemanha.

A conferência tem como objetivo aprofundar a compreensão das questões complexas relacionadas à segurança marítima, sublinhando a importância de uma abordagem colaborativa. O encontro oferece um espaço para o intercâmbio de boas práticas e soluções inovadoras entre diversas partes interessadas, visando promover parcerias internacionais e intersetoriais que possam fortalecer a segurança, a sustentabilidade e a resiliência nas áreas marítimas. Além disso, o evento pretende aumentar a conscientização sobre os fatores essenciais para atrair investimentos estratégicos em iniciativas de segurança marítima.

Durante a sessão de abertura, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Miryan Vieira, salientou a necessidade de uma abordagem estratégica holística, baseada em parcerias bilaterais e multilaterais, com o intuito de atingir um nível desejável de segurança marítima, que possibilite a condução de atividades no mar sob um quadro regulatório adequado e devidamente controlado.

Cabo Verde, destacou a SENEC, é um "grande Estado oceânico", com uma extensão marítima significativa (734.265 km²), 182 vezes superior ao seu território terrestre, o que impõe ao país o desafio e a responsabilidade de definir a economia azul como um dos principais pilares do seu desenvolvimento estratégico.

A segurança marítima, conforme apontado, é um vetor essencial para o desenvolvimento económico e a expansão da economia azul, com impacto direto na proteção dos investimentos no setor, nas infraestruturas de comunicação, na preservação da biodiversidade, dos recursos vivos e não vivos, e na segurança das rotas de navegação. Além disso, a segurança marítima promove a produção de dados oceanográficos cruciais para a indústria marítima e para o avanço científico através da investigação.

Nesses dois dias, a conferência abordará temas prioritários como:

- Estratégias sustentáveis de segurança marítima para a proteção de ecossistemas e gestão costeira eficaz, face aos desafios das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade;

- Tecnologias emergentes, como monitorização por satélite, inteligência artificial e blockchain, que podem fortalecer as medidas de vigilância e segurança marítima;

- Impactos socioeconômicos da segurança marítima, incluindo a redução da pobreza e a criação de empregos em zonas costeiras;

- Potencial e desafios das rotas marítimas do Atlântico como alternativas à navegação pelo Canal de Suez.

O evento reúne mais de uma centena de participantes, entre especialistas nacionais e internacionais, líderes governamentais e representantes de organizações não-governamentais, consolidando-se como um marco de grande prestígio para Cabo Verde no cenário global.

SENEC preside abertura da Conferência Internacional sobre
@Ministério da Defesa Nacional de Cabo Verde

Outras Notícias