Notícia

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (SENEC), Dra, Miryan Vieira, disse hoje, 29 de maio de 2024, ser necessário a promoção e massificação do ensino da língua francesa em Cabo Verde.

A governante falava durante o painel "A Importância do Francês nas Relações Diplomáticas de Cabo Verde", em que era oradora, enquadrado na conferência "Le Français Comme Outil Puissant dans les Relations Professionnelles", realizada pela Universidade de Cabo Verde, no âmbito do projeto de promoção da Língua Francesa naquela Universidade, enquadrado na disciplina de Francês para Fins Específicos IV.

De acordo com a Secretária de Estado, para massificar o ensino do Francês em Cabo Verde será necessário fortalecer as instituições nacionais, bem como a cooperação técnica e cultural com os países parceiros francófonos.

conclusão, enfatizo que a língua francesa também é um meio de acesso à modernidade, uma ferramenta de comunicação, reflexão e criação que favorece a troca de experiências. Além disso, também favorece os laços de amizade e cooperação entre os estados em todos os níveis”, vincou a SENEC, sublinhando que o Francês continua a ser uma ferramenta “indispensável” para as relações exteriores conduzidas por Cabo Verde.

De realçar que o primeiro discurso de Cabo Verde, na sua qualidade de Estado membro da Organização das Nações Unidas, ONU, foi redigido e proferido em francês.

Cabo Verde tornou-se membro da OIF em 1996. Conforme a governante, tratou-se de uma decisão política baseada não apenas no fato de que o francês ser um instrumento crucial para os contatos com o exterior, elegendo esta língua como uma língua partilhada com os países francófonos, mas também pelo facto de partilharmos valores e princípios comuns sobre os quais se baseavam os ideais da Francofonia.

Hoje o espaço francófono conta com 321 milhões de falantes de francês distribuídos por todos os continentes. O francês é a 5ª língua mundial e a 4ª na internet. Atualmente, oitenta e oito (88) Estados e Governos são membros da Organização Internacional da Francofonia (OIF), criada em 1970, na época ACCT, com o objetivo de gerir as ações de cooperação cultural e técnica para promover a língua francesa.

O evento teve como objetivo levar a universidade, profissionais e entidades que têm a língua francesa e outras línguas como ferramenta de trabalho, a fim de partilhar as suas experiências com os estudantes, para quem o domínio de línguas estrangeiras é fundamental para o sucesso profissional.

SENEC diz ser necessário a massificação do ensino da língua francesa em Cabo Verde

Outras Notícias