Notícia

Domingos Mascarenhas foi nomeado hoje e terá residência em Adis Abeba.

O Embaixador Domingos Mascarenhas foi nomeado, hoje, 09 de fevereiro de 2024, pelo Decreto Presidencial n.º1 de 2024, sob proposta do Governo, Representante Permanente da República de Cabo Verde junto da União Africa, com residência em Adis Abeba.

A nomeação do Embaixador para essa função é mais um importante passo que Cabo Verde dá para assegurar a presença na Sede da União Africana, em Adis Abeba, Etiópia, onde se discutem temas da maior relevância para o Continente Africano.

Domingos Mascarenhas é Embaixador de carreira e desempenhou várias funções para o Estado de Cabo Verde, tais como Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Embaixador de Cabo Verde em Angola e no Brasil. Foi até recentemente Assessor Especial do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional.

Nomeado Representante Permanente de Cabo Verde junto da União Africana

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 Novembro 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, uma prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.