Notícia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Dr. Rui Figueiredo Soares, recebeu em audiência, nesta quarta-feira, 28 de agosto, a seu pedido, a Embaixadora da França em Cabo Verde, Senhora Catherine Mancip.

Durante o encontro, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana expressou, em nome do Governo de Cabo Verde, as mais profundas condolências pelo falecimento de um agente policial francês, ocorrido sob circunstâncias que envolvem um cidadão de nacionalidade cabo-verdiana, condenando o ato hediondo, que ocorreu no passado dia 26 de agosto.

O Ministro asseverou que tal comportamento é completamente estranho aos valores, aos hábitos e ao modo de estar dos cabo-verdianos em geral, particularmente da comunidade cabo-verdiana radicada há várias décadas em França, onde a mesma se encontra bem integrada.

O Ministro Rui Figueiredo Soares reafirmou o compromisso de Cabo Verde com a cooperação internacional e a justiça, sublinhando a importância da continuidade do diálogo e da colaboração entre as autoridades dos dois países para o devido esclarecimento dos factos.

MNECIR recebe em audiência Embaixadora da França em Cabo Verde

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 Novembro 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, uma prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.