Notícia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, integra a delegação cabo-verdiana, chefiada por SE o Primeiro-Ministro e Chefe do Governo, Dr. Ulisses Correia e Silva, que participará no Fórum de Cooperação China-África, (FOCAC), sob o tema “Dar as Mãos para Avançar na Modernização e Construir uma Comunidade China-África de Alto Nível com um Futuro Compartilhado”, de 04 a 06 de corrente mês.

O Governo de Cabo Verde atribui grande importância ao FOCAC como uma plataforma coletiva de diálogo, promoção da cooperação e construção de parcerias estratégicas.

A cimeira será uma oportunidade para Cabo Verde apresentar as suas oportunidades de negócios a investidores chineses.

As relações entre Cabo Verde e a República Popular da China têm uma longa história de cooperação e amizade que remonta a 1976, e este ano comemora-se o 48.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. A China destaca-se como um dos maiores parceiros de Cabo Verde, e a cooperação bilateral tem-se expandido e diversificado ao longo do tempo, abrangendo vários setores.

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde discursará no próximo dia 5 de setembro.

À margem do FOCAC, o PM manterá um encontro bilateral com o meu homólogo chinês e realizará visitas a várias empresas e instituições, como a Huawei e a Goldwind (Multinacional de Energias Renováveis). Também terá um encontro com a comunidade cabo-verdiana em Pequim.

MNECIR participará no Fórum de Cooperação China-África

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 Novembro 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, uma prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.