Notícia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional (MNECIR), Doutor Rui Figueiredo Soares, esteve presente nos Estados Unidos da América entre os dias 19 e 27 de setembro, onde participou na 79.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), em Nova Iorque, numa delegação chefiada pelo Presidente da República, Dr. José Maria Neves. O tema central deste ano, «Não deixar ninguém para trás: agir em conjunto para promover a paz, o desenvolvimento sustentável e a dignidade humana para as gerações presentes e futuras», serviu como ponto de convergência para as diversas discussões.

À margem da sessão, o Ministro Rui Figueiredo Soares manteve uma intensa agenda diplomática, realizando uma série de encontros bilaterais e participando em reuniões paralelas (side events).

No dia 20 de setembro, o Ministro reuniu-se com o seu homólogo de Timor Leste, Senhor Bendito dos Santos Freitas, onde abordaram questões relacionadas ao fortalecimento das relações de cooperação, com destaque para as áreas de educação, turismo e justiça.

No dia 22 de setembro, o Ministro manteve um encontro bilateral com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Europeus e Comércio de Malta, Sr. Ian Borg, e, no mesmo dia, reuniu-se com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Argélia, Sr. Ahmed Attaf, para discutir temas de interesse mútuo.

No dia 23 de setembro, o Ministro encontrou-se com o seu homólogo do Quirguistão, Sr. Zheenbek Kulubaev. Apesar da distância geográfica, os dois Ministros reafirmaram o compromisso em desenvolver relações multilaterais, nomeadamente através da troca de apoio mútuo às candidaturas internacionais e da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) sobre consultas bilaterais, com vista a definir áreas de cooperação técnica.

Ainda no dia 23, o Ministro manteve um encontro com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Geórgia, Sr. Ilia Darchiashvili. Durante a reunião, foram trocadas opiniões sobre as tensões geopolíticas globais e a importância do respeito pela Carta das Nações Unidas, incluindo a integridade territorial e soberania dos Estados. O Ministro da Geórgia elogiou a democracia cabo-verdiana e sugeriu a organização de reuniões de consultas políticas para fortalecer as relações bilaterais e a colaboração em candidaturas internacionais.

Outro importante encontro no dia 23 foi com o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Uzbequistão, onde foi assinado um acordo formal de estabelecimento de relações diplomáticas entre Cabo Verde e Uzbequistão. Ambos os países manifestaram o desejo de explorar novas formas de cooperação, incluindo a nomeação de cônsules honorários.

No mesmo dia, o Ministro reuniu-se ainda com o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros das Filipinas, que felicitou Cabo Verde pela organização da Conferência Internacional sobre a Diáspora. O Secretário de Estado manifestou o interesse em colaborar nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), aproveitamento da diáspora e apoio à implementação do ABAS – SIDS Action Plan, além de discutir o apoio internacional das Filipinas em questões relacionadas com as mudanças climáticas.

A 24 de setembro, o Ministro Rui Figueiredo Soares reuniu-se com o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Benim, com quem discutiu a situação política e de segurança na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), especialmente no contexto das ações da Aliança do Sahel. Ambos concordaram em continuar a cooperação, visando mitigar os impactos adversos nas populações locais.

Ainda no dia 24, o Ministro encontrou-se com o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Djibouti, Sr. Mahmoud Ali Youssouf, reforçando o diálogo entre os dois países.

No dia 25 de setembro, o Ministro participou num evento paralelo (side event) sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 (SDG16), coorganizado pelo Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA) e pela Missão Permanente de Luxemburgo nas Nações Unidas. O painel contou com a presença de altos representantes governamentais e de organizações internacionais, onde o Ministro cabo-verdiano destacou os avanços do país na promoção da inclusão da sociedade civil na formulação de políticas públicas, o fortalecimento do Estado de Direito democrático e a promoção da igualdade de género como pilares essenciais para a construção de uma sociedade pacífica, inclusiva e próspera.

Essas atividades refletem o empenho de Cabo Verde em reforçar as suas relações bilaterais e multilaterais, contribuindo ativamente para os debates globais sobre paz, segurança, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.

MNECIR participa na 79.ª AGNU e mantém vários encontros bilaterais

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 Novembro 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, um prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.