Notícia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional diz ser necessário encontrar “urgentemente” os caminhos da paz, face à guerra na Ucrânia.

Rui Figueiredo Soares discursava no Painel sobre segurança alimentar ocorrido durante a Cimeira sobre a paz na Ucrânia, realizada nos dias 15 e 16 de junho passado, em Bürgenstock, Cantao de Nidwalden, Suíça.

Para chefe da Diplomacia cabo-verdiana África é o continente que mais tem sofrido com esta guerra e Cabo Verde não é exceção.

“Precisamos urgentemente de encontrar uma solução para esta crise, de encontrar caminhos para a paz”, notou, sublinhando que a guerra na Ucrânia tem causado sérios problemas de segurança alimentar em vários países do mundo, principalmente nos em desenvolvimento, sendo que Cabo Verde não está imune a essas consequências.

O conflito tem afetado a produção e o abastecimento de alimentos, provocando escassez, aumento de preços e dificuldades de acesso a uma alimentação adequada.

Em Cabo Verde, embora geograficamente distante da Ucrânia, prosseguiu o Ministro, a crise global gerada pela guerra está a afetar indiretamente a segurança alimentar do país. A escassez de alimentos e o aumento dos preços no mercado internacional estão a ter um impacto direto na importação de alimentos para Cabo Verde, o que pode levar a dificuldades de abastecimento e à necessidade de encontrar soluções alternativas para garantir que a população tenha acesso a uma alimentação saudável e suficiente.

O Governo de Cabo Verde continua atento a estes desafios e está a trabalhar em conjunto com organizações e parceiros internacionais para mitigar os efeitos da crise alimentar global. Medidas de segurança alimentar como o reforço da produção local, o investimento em agricultura sustentável e políticas de proteção social são essenciais para garantir a segurança alimentar e nutricional da população em tempos de crise.

 

Ministro discursa no Painel sobre segurança alimentar, durante a Cimeira sobre a Paz na Ucrânia, realizada na Suíça

Outras Notícias