Notícia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, disse hoje, 22 de maio, que o Dia da África é uma ocasião para se refletir sobre o caminho trilhado, os desafios superados e as oportunidades que se avizinham.

O Chefe da Diplomacia cabo-verdiana fez essa afirmação na abertura da conferência sobre a integração económica em África, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia, para celebrar o Dia da África (25 de maio) e da CEDEAO (28 de maio), sob o lema “Desafios e oportunidades da integração económica em África”.

Para o governante, as inúmeras e diversificadas oportunidades existentes no continente africano para facilitar e consolidar a integração estão a ser ameaçadas diariamente pelos desafios persistentes de insegurança, democracia e governação. Esses desafios, no seu entender, não devem constituir obstáculos à celebração digna e vibrante do Dia da África e dos 49 anos da criação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.

“Devemos refletir e homenagear as conquistas do Continente, reconhecer os seus desafios e renovar o compromisso de promover a sua integração económica, essencial para acelerar o progresso de África, permitindo ao continente desempenhar o seu papel legítimo na economia global, enquanto aborda os complexos problemas sociais, económicos e políticos que enfrentamos”, referiu.

Por estes motivos, continuou, a referida conferência representa uma oportunidade ímpar para se refletir sobre estas questões em profundidade, partilhar experiências e melhores práticas e delinear estratégias eficazes para superar os obstáculos que se encontrar.

“Através do diálogo construtivo e da colaboração, podemos transformar os desafios em oportunidades e garantir que a integração económica contribua efetivamente para o desenvolvimento inclusivo e sustentável do nosso Continente”, notou.

A conferência contou ainda com intervenções do Senhor Wamkele Mene, Secretário-Geral da Zona de Livre Comércio Continental Africana, da Senhora Massandjé Toure-Litse, Comissária da CEDEAO para Assuntos Económicos e Agricultura.

Dr. Pedro Estevão, Oficial Principal do Programa –Facilitação do comércio do Secretariado da Zona de Livre Comércio Continental Africana e o Dr. Paulino Dias, Economista e Presidente do Conselho de Administração na PD Consult, foram os oradores no painel sobre “Desafios e oportunidades da Integração Económica em África”.

O encerramento do evento esteve a cargo do Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Engenheiro Alexandre Monteiro.

Dia da África é uma ocasião para refletirmos sobre o caminho trilhado, os desafios superados e oportunidades que se avizinham

Outras Notícias