Notícia

Ainda à margem do 10 Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas, que decorreu em Portugal, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, participou ontem, quarta-feira, 27 de novembro, na Conferência Global sobre a Salvaguarda dos Sítios Religiosos.

Na sua intervenção, Miryan Vieira precisou que Cabo Verde, enquanto membro ativo da comunidade internacional, tem-se comprometido com os princípios da paz, do respeito à diversidade religiosa e da tolerância, sublinhando que a nossa sociedade, plural e multicultural, valoriza a convivência pacífica entre diferentes crenças e tradições.

“Por isso, o Governo de Cabo Verde se junta a este movimento global, reafirmando o seu compromisso de fortalecer a segurança dos locais de culto e garantir a proteção dos fiéis, respeitando sempre os direitos humanos e os princípios da justiça e da dignidade”, disse a Secretária de Estado.

Cabo Verde é um Estado Laico com uma tradição de respeito à liberdade religiosa. Embora a maioria da população seja de tradição católica, Cabo Verde é também lar de diversas outras crenças religiosas. Esse pluralismo religioso é uma das características que define a nossa identidade como povo, e a liberdade de culto está garantida pela nossa Constituição.

“É esse compromisso com a liberdade religiosa e com a valorização da diversidade que fortalece o empenho do Governo de Cabo Verde em proteger os locais de culto, garantindo que todos, independentemente de sua fé, possam praticar suas crenças em um ambiente seguro, livre de discriminação e violência”, precisou a governante, destacando a importância da união de todos em torna da cauda de proteção dos locais religiosos.

“O ataque a um local de culto é um ataque à dignidade humana, à paz e à convivência. Como líderes, devemos agir com firmeza e determinação para garantir que todos os indivíduos, em qualquer parte do mundo, possam praticar sua religião em segurança, sem medo de violência ou discriminação”, finalizou.

De realçar que ao redor do mundo tem tido um aumento de ataques terroristas direcionados a locais de culto, resultando em inúmeras vítimas inocentes e na destruição de patrimônios culturais e espirituais. Estes ataques, muitas vezes perpetrados por grupos extremistas, têm o objetivo de semear o medo, o ódio e a divisão, afetando profundamente a identidade e a coesão das comunidades.

A SENEC fez parte de uma delegação chefiada pelo Presidente da República, José Maria Neves.
 

Cabo Verde reafirma seu compromisso de fortalecer a segurança dos locais de culto e garantir a proteção dos fiéis

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 Novembro 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, uma prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.