Notícia

Decorreu, na tarde desta segunda-feira, 24 de junho, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, um Workshop de divulgação das atividades do Centro Norte-Sul em Cabo Verde.

Este evento, coorganizado pelo MNECIR e o Centro Norte-Sul do Conselho de Europa, como principais objetivos apresentar a nova Estratégia do Centro Norte-Sul 2024-2027 aos responsáveis de Cabo Verde e identificar as prioridades de trabalho para Cabo Verde nos domínios de competência do Conselho da Europa, objetivos estes que foram conseguidos.

A sessão de abertura contou com intervenções do Diretor Nacional de Política Externa e Integração Regional, Embaixador Carlos Semedo, da Diretora Executiva do Centro Norte-Sul, Dra. Pilar Morales, e da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Miryan Vieira.

Cabo Verde, enquanto único país da Africa subsaariana membro do Centro Norte-Sul, pretende ser mais ativo e contribuir para o aumento da visibilidade e da ação externa do Conselho da Europa no continente africano, interligando este objetivo com a Parceria Especial estabelecida entre Cabo Verde e a União Europeia desde 2007.

Na sua intervenção, a Secretária de Estado Miryan Vieira precisou que Cabo Verde tem feito um forte investimento em áreas também consideradas prioritárias para o Centro Norte-Sul, como a Educação, Empoderamento das Mulheres e Cooperação voltada para as questões da Juventude.

“Partilhamos igualmente valores da humanidade, a aliança civilizacional solidariedade e cooperação internacionais que são os alicerces para a adoção de políticas comuns visando a busca de soluções comuns aos desafios globais”, sublinhou a governante.

O Centro Europeu para a Interdependência e Solidariedade Global, mais conhecido como Centro Norte-Sul (CNS), é um instrumento fundamental da dimensão externa do Conselho da Europa. Atua como um vetor de transmissão dos seus valores, normas e instrumentos para além do continente europeu, através do diálogo político, da criação de redes e da implementação de projetos de cooperação.

Na qualidade de Acordo Parcial Alargado do Conselho da Europa, reúne vários países europeus e africanos para trocar ideias e atuar em questões comuns.

Com uma sólida experiência de 34 anos nos domínios da educação global, do diálogo intercultural e da cooperação no setor da juventude na Europa e não só, e um vasto mandato geográfico cobrindo especialmente a vizinhança com o sul do Mediterrâneo e África Subsaariana, o CNS, através da sua abordagem institucional quadripartida conhecida por “Quadrilogo”, envolve representantes de alto nível de governos, parlamentos, autoridades locais e regionais, bem como da sociedade civil de diferentes regiões do mundo, para trabalharem em conjunto em questões de interesse comum.

O papel de destaque da sociedade civil, graças a uma sólida rede de organizações juvenis, assegura uma participação estruturada, inclusiva e sustentável com um efeito multiplicador.

Cabo Verde é um Estado-Membro do CNS desde 2010.

Cabo Verde quer contribuir para o aumento da visibilidade e da ação externa do Conselho da Europa em África

Outras Notícias