O Governo de Cabo Verde assinou hoje, 26 de março, com o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde o Plano de Trabalho Conjunto para o ano de 2024, orçado em cerca de 15,7 milhões de dólares, que envolve 18 agências, Fundos e Programas das Nações Unidas e Parceiros de implementação.
O Plano de Trabalho Conjunto foi assinado pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira e pela Coordenadora Residente dos Sistema das Nações Unidas, em Cabo Verde, Patrícia Portela de Souza, enquadrado na primeira reunião Anual do Comité de Pilotagem das Nações Unidas e Cabo Verde, deste ano, no âmbito da Implementação do Quadro de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável em Cabo Verde.
Refira-se que o plano de trabalho 2024, resulta de uma dinâmica participativa e envolvimento de mais de uma centena de parceiros nacionais, que durante dois meses trabalharam na definição e identificação das principais linhas de ação para o ano, alinhadas ao novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS-II), aos ODS e à Agenda 2030.
O Plano Anual de Trabalho Conjunto é, assim, um documento e instrumento de operacionalização do Quadro de Cooperação entre as Nações Unidas em Cabo Verde para um período de 5 anos e que já vai no segundo ano da sua implementação.
De realçar que durante essa reunião Anual do Comité de Pilotagem, que acontece duas vezes ao ano, o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde procedeu a apresentação dos principais resultados da implementação das atividades realizadas em 2023.
De referir que os membros do Comité de Pilotagem são: Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, o Ministério das Finanças, a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, a Plataforma das ONGs, Câmaras de Comércio de Sotavento e de Barlavento, Uni-CV e parceiros de desenvolvimento, bem como representantes e gestores dos programas e projetos das Agências das Nações Unidas em Cabo Verde.
Outras Notícias