Notícia

À margem da sua participação no segmento ministerial do Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável, que decorre na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, assinou, hoje, 16 de julho de 2024, com o seu homólogo de Hungria um memorando de entendimento sobre bolsa de estudos e uma emenda de um acordo sobre o estabelecimento de um programa quadro para cooperação financeira.

No âmbito do Programa de Bolsas de Estudo Stipendium Hungaricum (“Programa de Bolsas de Estudo”), a Hungria oferece anualmente um máximo de 20 bolsas de estudo a cidadãos da República de Cabo Verde para prosseguirem estudos nas Universidades húngaras, dando prioridade aos candidatos que pretendam estudar nos domínios das ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), bem como das ciências médicas e da saúde e da agricultura.

Já no que diz respeito ao acordo sobre o estabelecimento de um programa quadro para cooperação financeira, com a assinatura dessa emenda, a Hungria vai disponibilizar a Cabo Verde uma linha de crédito de 42 milhões de euros, para as áreas de água e saneamento.

Antes do ato da assinatura, os dois Ministros reuniram-se para trocas de impressões sobre as relações entre os dois países, bem como a situação mundial.

Cabo Verde e Hungria reforçam cooperação bilateral

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 Novembro 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, uma prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.