Notícia

Cabo Verde e a República Popular da China assinaram, esta segunda-feira, 26 de agosto, dois acordos por troca de notas, referente a realização da III Fase da Assistência Técnica ao Palácio Presidencial e Estádio Nacional e estudo de viabilidade do Projeto de Reabilitação das Três Escolas (Escola Secundária de Salineiro, no Município de Ribeira Grande de Santiago, Escola Secundária de Olegário Tavares, em São Miguel e Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda, em Santa Catarina do Fogo).

No que diz respeito a realização da III Fase da Assistência Técnica ao Palácio Presidencial e Estádio Nacional, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, que assinou os acordos com o Embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, precisou que estas infraestruturas, que contaram com financiamento da Cooperação Chinesa, em anos anteriores, carecem de melhorias para garantir a sua sustentabilidade.

A China irá comparticipar com cerca de 420 mil contos para a implementação dessas duas assistências técnicas.

A China irá ainda enviar, para Cabo Verde, peritos para dar orientações técnicas na reparação e manutenção de instalações e equipamentos aos técnicos cabo-verdianos.

Já no que concerne ao Projeto de Reabilitação das Três Escolas (Escola Secundária de Salineiro, no Município de Ribeira Grande de Santiago, Escola Secundária de Olegário Tavares, em São Miguel e Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda, em Santa Catarina do Fogo), será realizado um estudo de viabilidade e posteriormente serão estimados os montantes para a essas reabilitações.

Cabo Verde perspetiva reforçar cooperação com a China, a nível económico e comercial, para além dos habituais setores, como saúde e educação.

Cabo Verde e China assinam dois acordos por troca de notas

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 Novembro 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, uma prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.