Notícia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, participa na reunião Ministerial da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD) que se realiza na cidade de Tóquio, Japão, nos dias 24 e 25 de agosto.

Durante a sua intervenção no painel sobre "realizar um futuro sustentável", o Ministro sublinhou a especificidade dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, e adoção pelas Nações Unidas do Índice Multinacional de Vulnerabilidade (MVI), encorajando os parceiros da África a utilizar o MVI como uma ferramenta complementar para avaliar a elegibilidade dos países africanos para a cooperação e financiamento ao desenvolvimento.

Três pilares principais estarão sobre a mesa, nessa reunião, nomeadamente:

 (i)          Sociedade

(ii)          Paz e Estabilidade

(iii)         Economia, sob o tema principal             

O lema desta reunião de preparação da IXª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano 2025(TICAD9), é: “Cocriar soluções inovadoras com África”, tendo em conta 4 abordagens abrangentes, nomeadamente: (a) a conectividade; (b) mulheres, jovens e MPS (Mulheres, Paz e Segurança); (c) parcerias público-privadas; e (d) construir uma governação global inclusiva e responsável, promovendo uma ordem internacional livre e aberta baseada no Estado de direito.

Arrancou a reunião ministerial da TICAD, no Japão

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 Novembro 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, uma prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.