Notícia

4ª Conferência Internacional sobre SIDS - SIDS4 - 27 a 30 de maio de 2024 - ANTÍGUA E BARBUDA

Cabo Verde irá sediar dois eventos paralelos em parceria com a UNESCO e a Equipe das Nações Unidas em Cabo Verde, respectivamente, durante o SIDS4.

Programa de Ação dos SIDS 2024-2034 | Painel de discussão sobre Juventude e Tomadores de Decisão

O evento paralelo proposto tem como objetivo advogar pela cultura como componente estratégico das perspectivas de desenvolvimento dos SIDS, incluindo dentro do Programa de Ação dos SIDSs 2024-2034. O painel de 90 minutos reunirá formuladores de políticas de alto nível, incluindo o Ministro da Cultura de Cabo Verde, bem como embaixadores jovens. A discussão será estruturada em três segmentos sucessivos abrangendo sub-regiões dos SIDS (AIS, Caribe e Pacífico) com o objetivo de destacar uma diversidade de perspectivas e prioridades.

Para garantir a participação significativa da juventude na formulação de suas aspirações, um desafio nas redes sociais será lançado antes do evento paralelo em abril de 2024, convidando os jovens a expressarem suas visões de mundo e perspectivas, e a moldarem novas ideias e abordagens inovadoras para avançar o desenvolvimento sustentável através da cultura. Os resultados de um estudo sobre Políticas Culturais nosSIDS desenvolvido pela UNESCO em 2023-2024, com/incluindo financiamento da União Europeia, serão apresentados durante o evento paralelo, informando a discussão e delineando recomendações práticas para acompanhamento, a serem conduzidas pelos Estados Membros e organizações parceiras.

Localização dos ODS Adaptada para os SIDS

O Governo de Cabo Verde, em colaboração com a Coalizão Local2030, a Equipe das Nações Unidas em Cabo Verde e outros parceiros, estão co-organizando este evento paralelo com o propósito de discutir e trocar ideias sobre como melhorar o impacto, eficiência e escala da localização dos ODS nos países e territórios SIDS, adaptando a abordagem de localização dos ODS para capturar as circunstâncias específicas dos PEIDs. A localização dos ODS é um meio crítico de implementação para alcançar pelo menos três das cinco áreas temáticas dos diálogos dos eventos paralelos PEID4: construção de instituições eficazes para um futuro resiliente, investimento em capital humano e revitalização de economias.

Este evento paralelo visa promover uma maior colaboração que possa pavimentar o caminho para acelerar a localização dos ODS nos países SIDS. O evento reunirá representantes dos países SIDS, parceiros, governos locais e entidades internacionais que apoiam os esforços de localização dos ODS. O evento ajudará a destacar práticas, iniciativas e soluções dos esforços no terreno e a canalizar mais financiamento para os ODS para os SIDS, a fim de acelerar os esforços localizados para a realização da Agenda 2030.

4ª Conferência Internacional sobre SIDS - SIDS4 - 27 a 30 de maio de 2024 - ANTÍGUA E BARBUDA

Outras Notícias

Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes
15 Novembro 2024
Cabo Verde e Japão assinam acordo do programa de assistência alimentar no valor de 150 milhões de Ienes

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno Monteiro, e o Governo do Japão, representado pelo seu Embaixador em Cabo Verde, Sr. Izawa Osamu, formalizaram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, um acordo de assistência alimentar no valor de 150 milhões de ienes (aproximadamente 100 milhões de escudos cabo-verdianos), referente ao ano fiscal de 2024/2025.

Durante a cerimônia, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana agradeceu pelo apoio concedido, destacando a importância estratégica deste mecanismo de cooperação para Cabo Verde, sublinhando que o montante reforça o compromisso mútuo com a segurança alimentar e nutricional, uma prioridade nas relações entre os dois países.

O Embaixador do Japão, Sr. Izawa Osamu, por sua vez, sublinhou que a assistência alimentar, iniciada em 1978, representa uma vertente prioritária da cooperação japonesa com Cabo Verde, visando atender às necessidades básicas da população e promover melhores condições de vida.

Em 2025, Cabo Verde e Japão celebrarão o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ocorrido a 11 de julho de 1975. Este marco será uma oportunidade para comemorar os êxitos alcançados e projetar novos horizontes para a cooperação bilateral. Além disso, destaca-se que Cabo Verde abrirá uma Missão Diplomática no Japão, reforçando ainda mais os laços entre as duas nações.