Notícia

Celebra-se hoje, 24 de junho, o Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia, consagrado pela Organização das Nações Unida, através da resolução 76/269, adotada pela Assembleia Geral, no dia 20 de junho de 2022.

Para celebrar a data, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional realizou, esta manha, uma Conferência alusiva ao tema “O Papel da Mulher na Diplomacia: Desafios e Oportunidades”.

Pretendeu-se com esta Conferência, promover um espaço de debate para sensibilizar o país a reconhecer os trabalhos efetuados pelas mulheres no campo da diplomacia e na tomada de decisão, pese embora seja clara a contribuição destas, ainda sub-representadas nas funções diplomáticas de liderança.

Na sua intervenção, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Miryan Vieira, sublinhou que “precisamos ter uma Diplomacia 50/50. Precisamos de mais paridade, mais equidade de género, no exercício do cargo da diplomacia”.

Globalmente, conforme precisou, a desigualdade do género na diplomacia “infelizmente ainda é uma realidade”. Porém, continuou, deve-se reconhecer que paulatinamente tem havido uma redução da desigualdade. “Contudo, é preciso acelerar passos para uma maior igualdade e equidade do género e o empoderamento das mulheres que abraçaram a diplomacia ou exercem funções diplomáticas”, notou.

Segundo a ONU, entre 1992 a 2019, apenas 23% dos negociadores são mulheres, estas representam apenas 6% dos mediadores e 6% dos signatários dos processos de paz. Em 2020 corresponderam apenas 23% dos delegados que tomaram parte dos processos de paz apoiados pela organização. No entanto há evidências que apontam que as soluções de paz e segurança internacionais, conduzidas por mulheres foram as mais sustentáveis e duradoiras.

A conferência contou com uma sessão inaugural, presidida pela Diretora Geral Adjunta da FAO- Sra. Helena Semedo.

No painel principal, as oradoras convidadas foram:

Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sra. Carla Grijó;

Representante do ICIEG, Sra. Anilsa Gonçalves, Coordenadora da área de Autonomia na Tomada de Decisões;

Representante da ONU Mulheres, Sra. Catarina Carvalho (online);

Embaixadora designada da Bélgica junto da União Africana, Etiópia e do Djibuti, Sra. Annelies Verstichel (Online);

Sra. Nesrine Elmansouri (Online)

A moderação ficou ao cargo da Ministra Plenipotenciária, Fátima Santos.

A sessão de abertura da Conferência foi presidida pela Ministra da Justiça, Joana Rosa e contou com as intervenções iniciais da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Verde, senhora Patrícia Portela de Souza, e da Coordenadora da organização do referido evento, Conselheira Sónia Martins. O encerramento foi feito pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Miryan Vieira.

“Precisamos ter uma Diplomacia 50/50” - Secretária de Estado

Outras Notícias