Notícia

Celebrou-se no passado dia 23 de junho o Dia Nacional do Grão-Ducado do Luxemburgo. A Embaixada daquele País “amigo” em Cabo Verde, organizou, hoje, 27 de junho, no CERMI, na Praia, uma receção comemorativa à data.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, que interveio na cerimónia, disse que “Cabo Verde sublinha e enaltece a distinção e a excelência das suas relações políticas, de cooperação e de amizade com o Grão-Ducado do Luxemburgo”, relações essas que remontam aos anos 80, mas que assentam sobre a interligação entre as nossas populações há mais de 60 anos.

“A nossa diáspora cabo-verdiana sente-se em casa no Luxemburgo. É ativa. Contribui tanto para o processo de desenvolvimento de Cabo Verde, como para o processo de desenvolvimento do Luxemburgo”, disse o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana, sublinhando ainda que esse fator tem sido determinante para o aprofundamento das relações que unem os dois países e as suas Instituições.

Cabo Verde reconhece o papel fundamental do Luxemburgo no seu desenvolvimento. Os dois países vêm trabalhando, de forma estreita e concertada, numa agenda bilateral com resultados notáveis em áreas identificadas no Programa Indicativo de Cooperação Desenvolvimento, Clima e Energia, como o Emprego e a Empregabilidade, a Formação Profissional, a Água e o Saneamento, o Desenvolvimento local, a Ação Climática, a Transição Energética, o Digital, a Saúde, a Defesa e o setor económico-financeiro.

“Cabo Verde reconhece o imensurável trabalho conseguido com o apoio do Luxemburgo para o arranque do projeto emblemático no domínio das Energias Renováveis - ‘Pumped Storage em Santiago’ – com financiamento no âmbito da iniciativa europeia da Global Gateway, mas cujo estudo de viabilidade contou com um importante financiamento luxemburguês. Quiçá, o mesmo possa vir a acontecer com o estudo sobre o Hidrogénio verde”, sustentou o Ministro.

O Governante reconhece ainda, em nome de Cabo Verde, o papel desempenhado pelo Luxemburgo no estabelecimento e consolidação da Parceria Especial Cabo Verde-União Europeia; na promoção da paz e da segurança a nível mundial, na defesa dos direitos humanos e do direito internacional, bem como na promoção de soluções conjuntas para os problemas globais.

De realçar que este ano o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional felicitou pessoalmente o Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros, Senhor Xavier Bettel no Luxemburgo, após participar como convidado luxemburguês num encontro informal com os Ministros europeus titulares da pasta dos Negócios Estrangeiros, no passado dia 24 de junho.

“Cabo Verde sublinha e enaltece a distinção e a excelência das suas relações políticas, de cooperação e de amizade com o Grão-Ducado do Luxemburgo” – MNECIR

Outras Notícias